Estas últimas semanas foram passadas à volta das histórias e dos poemas de Álvaro Magalhães.
Hoje estivemos a preparar uma viagem "De poema em poema" para apresentar ao autor quando nos visitar. Um hipertexto conduziu-nos a 13 textos do autor, alguns que já conhecíamos e outros novos. Os diapositivos estavam em branco e a proposta foi também ilustrá-los.
O livro "O limpa-palavras" deu-nos muito que fazer! O primeiro poema, com o mesmo título, serviu de tema para todo este trabalho. Era ele que nos dava as palavra-chave para a viagem.
Estivemos também a pensar por que é que as palavras precisariam de ser limpas e a conversa foi animada. Todos concordaram que as palavras que mais precisavam de ser limpas eram "poluição", "guerra", "lixo", "pobres", "desemprego",...
...mas depois de lermos o poema, vemos que ele fala de "rosa", "gato", "brisa", "pássaro", "árvore", ...
Afinal o que seria "limpar as palavras"?
Todos concordaram que limpar palavras é pegar nelas, dar-lhes uso e escrever poemas e histórias. Todos devemos portanto limpar palavras e é isso que temos feito neste trabalho!
Trabalhámos também as palavras do poema numa canção que depressa aprendemos. O karaoke está feito e agora só faltam as nossas ilustrações. Ficou bem bonita e animada esta canção. Depois de a sabermos bem, estivemos a ensiná-la aos outros meninos da escola. Agora já todos a sabem.
Agora é só esperar pelo grande dia!