Hoje foi o grande dia! O escritor Álvaro Magalhães veio à nossa escola.
Estes últimos dias já foram passados com o autor. Alguns de nós já sabem partes de poemas de cor!
À hora marcada, ele chegou. O pavilhão da escola estava preparado para receber a visita. Tudo tinha um ar de festa, até os peixes do nosso chão de mar pareciam olhar para a porta para ver chegar o poeta. Cá fora, em direcção a uma das janelas da nossa sala, estava encostada uma escada gigante que a professora Rosário pintou com o Limpa-palavras ocupado numa nuvem.
Coubemos todos: os 91 alunos da escola, as nossas visitas, as professoras, as auxiliares, os professores das AEC e até os pais do Bruno que ajudaram nos preparativos!
A nossa professora fez a abertura deste poema com a leitura de uma mensagem muito bonita entregue ontem pela Dra Elisa Sousa que conhecemos na sessão plenária do PNEP, na ESE. Foi uma boa maneira de começar este encontro com a escrita.
O projector resolveu não dar e já estávamos aflitos porque o nosso trabalho ia perder a graça!Enquanto se resolvia o problema, fizemos as nossas perguntas e ouvimos com atenção as respostas. Ficámos a saber que gosta mais de escrever para crianças assim como gosta mais de bichos pequenos. Ficámos também a saber que as ideias lhe surgem sem serem planeadas, a qualquer hora. Ficámos a saber que o seu primeiro livro foi escrito quando já era adulto e que gosta mais de escrever poesia. O mais importante foi ouvir o autor dizer que a escrita é uma paixão.
De seguida, outro momento muito esperado: os autógrafos. Muito calmamente, sentávamo-nos ao seu lado enquanto ele autografa-va os nossos livros, os cartões em que íamos ler os poemas e até os papelinhos com as perguntas que trazíamos para lhe colocar.
O problema da projecção resolveu-se e fizemos a tal viagem "De poema em poema", conduzidos pelo autor que nos dava a palavra-chave. Do seu canto, cada um lia o poema e a viagem continuava com mais uma e outra paragem.
Todos puderam "dizer" o poeta ao cantar a canção que preparámos. Foi um momento muito bonito, em que todos participaram.
A canção foi repetida depois de termos entregue umas lembranças feitas por nós, que irão lembrar ao autor este nosso encontro.
No fim havia um bolo gigante que ajudava nesta festa das palavras.
Nós gostámos e temos a certeza que Álvaro Magalhães também gostou.
O nosso muito obrigado pelo carinho, pela atenção e sobretudo, pelas palavras!
Sem comentários:
Enviar um comentário