Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Charco com vida

Estivemos hoje a planificar o trabalho de criação do nosso charco. Era bom se conseguíssemos um igual ao que já visitámos várias vezes, onde até aparecem libelinhas azuis, tritões e rãs !


Tivemos que pensar no local, antes de mais, e na forma de o construir.
Consideramos que o melhor local é junto ao compostor,debaixo dos plátanos,porque há sol e sombra e é mais fácil de preservar.
Escavamos o charco com uma forma irregular aproximadamente com dois metros de comprimento, afundando até ter cerca de 30 centímetros de profunidade no centro.
Para que a água não se infiltre e desapareça,  podemos revestir o fundo com plástico que depois cobrimos com terra.O ideal seria terra vinda dos charcos que visitámos porque assim já trazia algumas plantas...

Enchemos o buraco com água. A Ana sugeriu que trouxéssemos também água do charco ou do ribeiro que fica perto da casa dela. Depois é só esperar que o charco se desenvolva e ganhe vida!
De vez em quando teremos que acrescentar água. Uma solução seria colocar nas margens do charco um garrafão cheio de água com um furo, para ela sair.
Para que fique mais protegido, podemos fazer uma vedação com rede, com estacas ou mesmo com plantas.
Vamos observar o charco e vamos fazer registos,com muito cuidado e interesse!

Sem comentários: