Recebemos na sala a doutora Elsa Silva que nos levou numa viagem ao passado.
Temos estudado a História de Portugal e sentimo-nos seguros a explorá-la, mas é sempre bom ouvir alguém especialista para nos falar de alguns pormenores.
De uma forma muito interessante a Dra Elsa mostrou-nos como o Vale do Sousa foi importante na fundação da naciolidade.
Já sabíamos a História de Egas Moniz como educador D.Afonso Henriques e ficamos a saber que sua neta educou D.Mafalda, filha de D.Sancho I.
Aprendemos a identificar o estilo românico:
- Monumentos em pedra de granito, alinhada, onde se podiam ver as siglas dos mestres canteiros.
- Fachadas com arcos de volta perfeita, ladeados de colunas (formadas por base, fuste e capitel) e tímpano onde estavam esculpidos simbolos geralmente ligado à religião. Os capitéis das colunas eram decorados com motivos vegetalistas ou animalistas.
Aprendemos a distinguir Igrejas de Mosteiros. As primeiras eram formadas por nave(s) e capela-mor, apenas. Os Mosteiros tinham refeitório, dormitório, celeiro, estábulo e enfermaria porque os monges acolhiam os peregrinos que por aqui passavam.
Ficámos a saber que os monumentos mais próximos de nós são a torre do Castelo de Aguiar de Sousa, o Mosteiro de Cete, a Capela da Sra do Vale e o Mosteiro de S. Salvador de Paço de Sousa.
Foi-nos lançado um desafio, dar um nome ao monge Beneditino, mascote da Rota do Românico.
Esta atividade vai continuar e por isso vamos ficar uns especialistas deste estilo arquitetónico dos séculos XII, XIII e XIV.
1 comentário:
Neste dia aprendemos muita coisa!
Enviar um comentário