Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A girafa que comia estrelas

Hoje estivemos a ler "A girafa que comia estrelas", uma história escrita por José Eduardo Agualusa e ilustrada por Henrique Cayatte, da Editora Dom Quixote.
É uma história muito bonita e engraçada que fala da amizade entre uma girafa, a Olímpia, e uma galinha-do-mato, a dona Margarida.
Fica aqui o seu resumo com os nossos desenhos.

Era uma vez uma girafa, a Olímpia, que passava a vida com a cabeça nas nuvens. A mãe ralhava porque as nuvens são húmidas e ela podia constipar-se.
A avó Rosália tinha-lhe dito que era nas nuvens que os anjos viviam e que as pessoas que morriam se transformavam em anjos.  Olímpia tinha esperanças de encontrar a avó.
Havia outra razão: à noite ela comia estrelas. Achava-as macias, doces, a saber a pêssego.
Um dia fez amizade com Dona Margarida, uma galinha
-do-mato pouco inteligente que tinha o ninho numa das nuvens, por isso viajava muito pelo mundo.
Uma manhã Olímpia acordou e não viu nuvens, por isso, também não viu a Dona Margarida. Deixou de chover, o capim secou e os animais estavam cheios de fome. Só Olímpia continuava bem porque comia estrelas.
Decidiu procurar ajuda.
Uma manhã acordou com um cacarejar. Era a sua amiga que teve uma ideia: soprar as nuvens, empurrando-as para a savana. Assim fizeram e centenas de nuvens se juntaram.
Dona Margarida teve outra boa ideia: fez cócegas no nariz da girafa com uma das suas penas, ela espirrou, abanou as nuvens e durante três dias choveu, voltando a ficar tudo verde.
É por isso que as girafas e as galinhas-do-monte são amigas!

1 comentário:

Inovar em Educação - PNEP disse...

Olá Pedacitos...
A girafa de comia estrelas foi um dos meus livros favoritos quando estava a dar aulas aos meninos de Bustelo... já lá vão uns três anos. Acho que tenho saudades...
Parabéns pelo resumo e pela ilustração... Contem a história aos vossos pais, avós e amigos.
Boas leituras

Prof. Bernardino Pacheco